Entre as informações que você precisa fornecer para realizar um serviço que envolva um papel especial ou outro tipo conhecido no mercado, está a da gramatura ou gramagem do papel. Calma, você não está lendo errado e não tem nenhuma ligação com a grama que encontramos no jardim! Vamos explicar:

Gramatura é a medida da massa pela área de um papel. A gramatura é expressa em gramas por metro quadrado (g/m²) e pode ser relacionada com o corpo do papel. Quanto maior a gramatura, mais encorpado será o material. Essa medida também é usada em outros produtos como edredons, toalhas e outros artigos que têm o algodão como matéria prima. Em cerca de 90% dos casos, um papel com gramatura elevada, também apresenta uma espessura maior, mas não podemos generalizar, nem confundir friamente a gramatura com a espessura de um papel.

Quais as gramaturas mais usadas no papel?

Como dissemos, cada gramatura vai trazer um “corpo” ao papel e isso vai identificar qual o seu melhor uso. Como temos muitas possibilidades na mesa, é natural separamos os produtos também pela sua gramagem. Veja alguns exemplos bem comuns para você não errar na hora de fazer um pedido:

54g a 75g

São papéis bem finos e leves, além de descartáveis. São apontados para o uso em revistas, jornais e outras publicações editoriais semelhantes.

76g a 115g

É a numeração que envolve o papel mais comum que utilizamos no dia a dia, como o sulfite. Imprime em envelopes, papeis timbrados, comunicados e outros documentos em geral.

115g a 149g


Entramos em um nível de maior resistência e corpo, por isso essa gramatura elevada. Essa impressão vai resultar em um papel voltado para cartazes, panfletos e folhetos mais duráveis.

150g a 249g


Serve para o mesmo grupo, mas costumamos subir o nível de gramatura a medida que o trabalho também exige um profissionalismo elevado. Esse papel resulta em panfletos profissionais, flyers, catálogos, folders e até livretos.

250g a 300g

Esse papel encorpado serve para os cartões dos mais diversos tipos como o de visita, postal, aniversário e também para embalagens ou convites de casamento. Essa gramatura é robusta, durável e resistente.

Esse são apenas alguns exemplos de gramatura para você entender como essa é uma medida importante e que deve ser compreendida na hora de fazer um pedido envolvendo papeis especiais. Em caso de outras dúvidas, não hesite em entrar em contato conosco! Conheça ainda nossa linha de produtos e veja as diferentes gramaturas que usamos.

Comentários estão fechados para esta postagem.